Escrito originalmente por Michael Arrington.
Traduzido de Techcruch.com
No fim de 2005, a Google estava em vias de adquirir uma empresa chamada Riya
– a primeira tentativa real de reconhecimento facial por imagem e criação de tags para consumidores. A Google acabou desistindo da Riya, que acabou se dando mal.
Em 2009, a Rya parou de produzir, porém redirecionou seus esforços para o comércio eletrônico – usando sua tecnologia básica para que as pessoas pudessem fazer buscas visuais visualizando imagens similares entre si. Nascia assim a Like.com. E a empresa lucrou cerca de US$50 milhões desde 2006, com uma renda anual de cerca de US$50 milhões.
A Google está nos estágios finais da aquisição da Like.com. E soubemos por meio de diversas fontes que a quantia envolvida gira em torno de US$100 milhões.
Só o que ainda não deu pra sacar é por que a Google está comprando a Like.com. Essa aquisição não tem nada a ver com a abordagem para dispositivos móveis ou com a estratégia social que a empresa tem tomado perante as demais aquisições recentes. Contudo, a Like.com realmente tem uma tecnologia de busca visual “de verdade”. Talvez a Google, que tem feito experimentos com busca visual, tenha gostado do que viu.
O CEO Munjal Shaw, um conhecido desde 2005 (ele começou a Riya na minha garagem) de repente parou de atender minhas ligações e de responder meus email. Sendo assim, temos que esperar uma confirmação até que ele esteja pronto para falar.
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