O que acontece quando você estoura o limite de armazenamento do Gmail?

12 08 2010

Parece que o poço sem fundo da capacidade de armazenamento de emails do Gmail tem um fundo, na verdade.

Quando o Gmail foi lançado em 2004,  o seu enorme espaço para armazenamento (1GB) era o que havia de mais legal no momento. Com o passar do tempo, este espaço aumentou (parece que um usuário padrão do Gmail tem em torno de 8GB de espaço). Contudo, usuários têm enviado arquivos cada vez maiores, e armazenado cada vez mais coisa dentro de seu webmail. Alguns, até estão conseguindo chegar ao limite de espaço do Gmail, um espaço grande para quem usa o email somente para fins pessoais (mas tem gente que armazena tranqueira virtual tanto quanto na vida real – eu sou um deles).

Com isso, a Google passou a vender espaço de armazenamento, em planos de 20 até 100GB, pois possivelmente vislumbraram um futuro em que, acostumados a cada vez mais espaço, as pessoas usariam cada vez mais e mais seus servidores e, embora tenha muito a oferecer, a Google não tem todo o espaço de rede do mundo (sem dizer que, como qualquer empresa, vai querer lucrar em cima disso).

É claro que não tenho nada contra a empresa de Cupertino cobrar pelo armazenamento de dados. Ela pode gerenciar e cobrar pelo seu espaço o quanto quiser. Eles só deveriam avisar para o usuário inocente iniciante que aquele papo de “nunca mais apague um email na vida” que vem escrito na apresentação do Gmail é papo furado: em algum momento na sua vida você terá que apagar emails (eu mesmo, se nunca tivesse apagado emails desde 2004 já teria alcançado as “tampas” do Gmail há muito tempo). Além disso, poderiam tirar aquela frasezinha “Quem precisa excluir quando se tem tanto espaço de armazenamento?!” de dentro da Lixeira, excluindo-a permanentemente.

Eu estou usando 31% da minha capacidade gratuita do Gmail. E você? Diga aí nos comentários, quanto você está usando da sua capacidade de armazenamento total, se você está “light” ou se também já é um candidato a ler, em breve, o aviso de que sua conta no Gmail já está excedendo o limite…


Ações

Information

2 responses

12 08 2010
Deni

13% =]

12 08 2010
Vinicius Menti

32%, uns mil e-mails na caixa de entrada sem apagar…tanta mala direta hehehe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: